quinta-feira, 10 de maio de 2012

Retratos do cotidiano

Gente, uma coisa que eu gosto muito é fotografia. Não chega a ser um hobbie, mas AMO demais ver a magia de um momento único captado pelas lentes de profissionais experientes ou não. Por enquanto eu brinco mesmo apenas no Instagram. Inclusive, semana passada baixei alguns aplicativos muito legais que preciso testar urgente!!!!!

Mas voltando às fotografias. indico muito o site http://www.vivianmaier.com/ que contém uma coletânea das fotos tiradas pela ex babá (isso mesmo, meu povo, ex babá!!!!) que retratou de uma forma um tanto quanto melancólica, mas linda, o cotidiano, principalmente, dos moradores das cidades de Nova Iorque e de Chicago na década de 1950.

O mais incrível dessa história foi que toda sua obra foi "achada" no ano de 2007 por um garoto de 26 anos chamado John Maloof. O rapaz comprou algumas fotografias e rolos de filmes nunca revelados em um leilão de uma casa de penhores com a intenção de ilustrar uma pesquisa sobre a história de um parque e de sua vizinhança em Chicago, cidade onde mora. Até então o garoto não sabia qual era o nome da fotógrafa e supunha apenas que ela era francesa. Em um dos últimos lotes de fotografias adquiridas, John descobriu sua identidade até então anônima: Vivian Maier. Ao buscar na internet por seu nome, ele encontrou seu obituário com data de falecimento de apenas alguns dias antes.

Ai, ai.... fico com um aperto no coração sempre quando lembro dessa história. Imaginem: além dela ter perdido em algum momento de sua vida todas as suas fotografias, só depois de sua morte sua obra foi conhecida e reconhecida por todo o público  :-(





Nenhum comentário:

Postar um comentário